Blog

Inktober e a inspiração

Ohhhh mais um Outubro, mais um Inktober.

Pra quem não conhece, é um evento criado pelo ilustrador  Jake Parker onde durante todo o mês de outubro a partir de temas previamente definidos, ou de acordo com o que cada ilustrador quiser, são feitos diversos desenhos (um por dia pelo menos), preferencialmente com algum tipo de tinta (Ink…Deeeer!!!) e depois postados nas redes sociais com a hashtag #inktober.

Pois é, esse ano, assim como nos 2 anos anteriores decidi participar, de forma tímida como sempre, sem poder fazer todo dia, mas já é melhor que não participar, certo?! Mas em 2018 há uma diferença em minha participação. Dessa vez não estou me cobrando em fazer os melhores desenhos, pelo contrário, não sinto mais pressão com os desenhos incríveis que vejo de alguns artistas que sigo no Instagram ou Facebook, agora também não sinto necessidade de postar tudo que faço, até o momento apenas fiz alguns stories e nada mais.

“Ah Marcio, mas se o intuito é fazer um desenho por dia então desenhar só de vez em quando não adianta nada”

E quem disse que eu não estou desenhando todo o dia? A grande diferença aqui é que agora meu querido Padawan, eu não saio correndo para postar meia dúzia de linhas, não desenho “para postar”  e ganhar like, esse ano eu desenho apenas por conta dessa onda de ver o pessoal fazendo seus desenhos e também por todo o clima legal que está em volta desse evento, o que me permitiu preencher em menos de 15 dias dois pequenos blocos de papel (pequenos mesmo, tanto que em um deles praticamente desenhei apenas cabeças e retratos)

Se isso pode não ser muito para você, eu digo, poucas vezes estive tão produtivo quanto agora. Isso me levou uma onda de empolgação que tem me feito sentir mais energia para meus projetos pessoais e mais gana para continuar fazendo o que gosto, que é densenhar e pintar.

Sentia que estava me desvirtuando e partindo para um caminho que não tem nada a ver com arte. Quero dizer que se soubermos usar esse tipo de evento como combustível, teremos totais condições de subir um degrauzinho nessa escalada em busca de nossos sonhos.

 

Alguns dos desenhos desse bloquinho

Então se você como eu acha que precisa praticar mais, faça aí seu inktober particular, mas não faça apenas em outubro torne um hábito, procure melhorar seus pontos fracos no desenho e logo verá como terá sido importante esse tempo e dedicação, mesmo que sejam alguns poucos minutos por dia, como é meu caso, o importante é começar e ter disciplina para continuar desenhando sempre. =D